quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Significados de alguns símbolos

Que tal conhecer o significado de alguns símbolos que você com certeza já viu mas não faz a mínima idéia de como surgiu?!


O botão liga-desliga

Não, esse design não pertence à Apple. Este símbolo tem origem nos sistemas computacionais dos anos 40, que trabalhavam diretamente com sistemas binários. E nestes sistemas não existe área cinza: ou o barramento está ligado ou desligado. Surgiu então o entendimento que 1 (ligado) ou 0 (desligado) como estados dos aparelhos e máquinas. Em 1.973, o International Electrotechnical Commission definiu vagamente também este símbolo também como stand by, usado até hoje.


Arroba

Talvez o símbolo mais apelidado da história: azinho com círculo, a corrido, etc. Hoje chamado de "arroba", tem origem incerta, passando por códigos em latim do século 6 até representações de taquigrafia no fim do século 19. Mas seu uso na computação foi primeiramente usado pelo programador Raymond Tomlinson para separar o usuário do terminal (e-mail é um exemplo: jedipress@gmail.com é o usuário jedipress no servidor gmail). Até hoje este símbolo tem este significado.


USB

Criado como parte das especificações do USB 1.0, este ícone representa o tridente de Netuno, Deus do mar. No lugar das extremidades pontiagudas decidiu-se usar um quadrado e um círculo significando os diferentes periféricos que poderiam usar este barramento.


Firewire

Este sim, pertence à Apple. Foi concebido no longínquo ano de 1.995, quando o padrão estava sendo projetado como alternativa ao SCSI. Projetado para transferir áudio e vídeo em altas velocidades, este ícone com três extremidades representa áudio, vídeo e dados. Originalmente era vermelho e depois passou para amarelo.


Tecla Command

Enquanto trabalhavam com outros times para acesso ao menu dos aplicativos pelo teclado, o engenheiro Hertzfeld propôs esta tecla que em conjunto com outras dava acesso à todo o menu. Originalmente era para ser uma maçã (sério?). Então Jobs entrou na jogada e mandou tudo para o ventilador: "Estamos com muitas maças na tela. Isto é ridículo!" Então o ícone deste botão foi refeito às pressas e o resultado é este acima. Foi primeiramente introduzido (epa) por Susan Kare, que era a responsável pela arte dos ícones. Passando por um dicionário de símbolos, ela encontrou este, gostou do estilo floral e apresentou para o time. Todos gostaram e o resto é história. Na Escandinávia este símbolo é usado para representar pontos de interesse cultural e turísticos. Ele é mais um dos que foram concebidos há séculos.


Bluetooth

Este símbolo representa a união de duas runas nórdicas em homenagem ao rei Harald Blåtand que unificou as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas, representado exatamente o que o Bluetooth pretendia ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário