quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dúvidas sobre a eletricidade que você nunca teve coragem de perguntar

Mudar a temperatura da água do chuveiro elétrico enquanto ele está funcionando dá choque?

A mistura de água e eletricidade pode ser muito perigosa. Durante o banho a pessoa está descalça e molhada, o que diminui muito a resistência entre os pés e o piso e potencializa o efeito do choque. Embora os chuveiros apresentem sistemas de isolação que evitam o choque, as chaves tradicionais para alterar a potência (as estações do chuveiro, geralmente inverno e verão) não são projetadas para serem alteradas com o chuveiro ligado. Isso pode degradar os contatos elétricos do chuveiro, aumentando o risco de choque.

Por que a eletricidade estática faz nossos cabelos subirem?

Cargas iguais (da mesma polaridade) se repelem, e as diferentes se atraem. Sendo assim, nossa pele e cabelos são condutores de eletricidade e podem ser carregados. Quando estamos calçados e entramos em contato com uma carga eletrostática, por não existir um caminho que a coloque em equilíbrio com a terra, nosso corpo acaba ficando eletricamente carregado. Quando parte desta carga chega à cabeça, os cabelos são eletrificados e começam a se repelir – é aí que eles ficam eriçados, tentando se afastarem uns dos outros e do corpo.

É possível usar a energia dos relâmpagos?

Um relâmpago contém uma energia muito grande, porém concentrada. Tecnicamente ainda não temos uma solução que possibilite armazenar uma quantidade tão grande e concentrada em um espaço de tempo tão curto.


Tirei daqui >>> Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário